sábado, 29 de outubro de 2011

UNIDADE 1 - domingo 5: quero AJUDAR como Jesus




Quem nasceu de novo quer: AJUDAR como Jesus
"Eu quero ajudar como Jesus!"
Os amigos que ajudaram o paralítico



Lucas 5: 17 a 26
5.17   Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar.
5.18   Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus.
5.19   E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus.
5.20   Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados.
5.21   E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?
5.22   Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração?
5.23   Qual é mais fácil, dizer: Estão perdoados os teus pecados ou: Levanta-te e anda?
5.24   Mas, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico: Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa.
5.25   Imediatamente, se levantou diante deles e, tomando o leito em que permanecera deitado, voltou para casa, glorificando a Deus.
5.26   Todos ficaram atônitos, davam glória a Deus e, possuídos de temor, diziam: Hoje, vimos prodígios.




Jesus está sempre pronto para nos ajudar.  Já sabemos que sempre podemos pedir ajuda a Jesus, e este é um bom fruto. Lembram-se de como falamos que os bons frutos são um resultado da vida de Jesus em nós?


Quando nascemos de novo, com a Vida de Cristo, temos vontade de agir conforme esta vida em nós. Temos vontade de também ajudar, assim como Jesus ajuda! Quando ajudamos mostramos amor. Quando ajudamos mostramos que o amor de Deus está vivo em nós!


Os amigos do paralítico tinham certeza de que Jesus poderia curar seu amigo. Eles tinham fé! E sim, quando Jesus viu o paralítico, o curou, para a Glória de Deus!


Ajudar, às vezes, pode ser dificil. Como foi para os amigos do paralítico. Não foi simples conseguir levar o amigo até Jesus. Foi um trabalho duro. Mas eles tinham fé, e por isso foram em frente, não desistiram de ajudar.
Se nós nos sentirmos cansados, ou com preguiça, podemos orar a Deus e pedir que a vida de Jesus nos encha plenamente e transborde. Podemos pedir que a vontade de Jesus seja a nossa própria vontade. Com a vida de Jesus verdadeiramente em nós, ficamos cheios da Sua vontade de ajudar!


(gancho para as próximas liçoes: 
DOMINGO 6-Quem nasceu de novo quer: AMAR Jesus
Falaremos a cada domingo dessa únidade sobre um bom fruto. Sempre tendo as atitudes de Jesus como exemplo, e mostrando que, com a vida dele em nós, sentimos vontade de agir como Ele. Quem nasceu de novo quer dar bons frutos!)


Versículo para memorizar: 
Jó 26:2  "Como sabes ajudar ao que não tem força e prestar socorro ao braço que não tem vigor!"




DEVER DE CASA:
(clique na imagem para visualizar em tamanho maior. Imprima, recorte e cole um no caderno de cada aluno. Na aula que vem, corrija enquanto eles pintam o dever do dia em aula)



TRABALHINHO DE AULA:
(para pintar)




VISUAL PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: 
(imprima e cole num papel mais resistente, depois plastifique e guarde em pastas, para ir montando a seu próprio material para arquivo)