sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Unidade 1 - Domingo 2: "importa nascer de novo"


UNIDADE 1 - domingo 2
Importa Nascer de Novo

João 3: 1 a 15
3.1   Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
3.2   Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3.3   A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
3.4   Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
3.5   Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
3.6   O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
3.7   Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
3.8   O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
3.9   Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:
3.10   Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?
3.11   Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.
3.12   Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
3.13   Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu].
3.14   E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
3.15   para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

Jesus foi nosso único exemplo de boa árvore.
Ele sempre produziu bons frutos.
Para sermos também boas árvores, precisamos nascer de novo.

Quando Adão pecou, o pecado entrou pra sempre nas pessoas e no mundo. A natureza de Adão passou a ser pecadora. O espírito de Adão, que era ligado a Deus, morreu com a desobediência. Adão passou a ter corpo (carne) viva, alma (sentimentos, pensamentos) vivos, mas espírito morto. Que tristeza! Adão se desligou de Deus.
Uma macieira produz maçãs. E sementes de macieria! A macieria não concegue fazer sementes de bananeira, ou de videira. Do mesmo jeito, o filho que Adão teve nasceu como ele, pecador. E o filho do filho, também. Todos foram tendo filhos pecadores, de acordo com sua natureza. Até chegar a nós. Nós também nascemos assim. Pecadores. Árvores más.
Ninguém precisa ensinar um bebezinho a desobedecer. Nem a fazer birra. Nem uma criança a ter medo, e a contar mentira. Isso tudo ela aprende sozinha. Faz parte da nossa natureza de gente, natureza pecadora. Natureza de árvore má.
Mas Deus tinha um plano de amor! Ele se encolheu, se encolheu, até caber na barriga de uma mulher. E formou nela um bebezinho. E esse bebê foi a primeira boa árvore a nascer, depois de todo esse tempo. Esse bebê era Jesus! O nosso Deus, tão maravilhoso, mandou seu Filho para o mundo. Ele não nasceu da semente de Adão. Nasceu do Espírito de Deus. Por isso Ele era uma árvore boa!
Jesus nasceu e cresceu. E morreu naquela cruz por tanto amor. Ele nos amava tanto tanto, que morreu a nossa morte.

O que é nascer de novo?
Nascemos de novo quando recebemos Jesus em nós. Quando pelo Espírito cremos que Ele morreu no nosso lugar. Jesus, lá na cruz, morreu no meu lugar. Aquela morte era minha.  Era minha a dívida. Mas Ele me amou tanto, que tomou de mim i meu pecado. Derramou seu sangue no lugar do meu. Me chamou para morrer com ele. Para me esvaziar de mim. A nossa natureza de árvore má, que nasceu conosco, morre assim na cruz de Jesus quando ouvimos a Sua voz a nos chamar.

 Gálatas 2: 19 e 20 "(...)Estou crucificado com Cristo;  logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim."


Quando nosso eu morre com Jesus, ressucita com Cristo!
Não existe mais a nossa velha natureza, de árvore má. Ela é substituida pela natureza de Cristo.  De árvore boa! Nosso "eu" morre na cruz, e a vida de Cristo passa a ser a nossa vida! Nascemos de novo, com a vida de Cristo no nosso coração!


João 3:16   "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Gálatas 4:6   "E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!"
João 1:12 a 13   "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."
2 Coríntios 5:17   "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."




Quando nascemos de novo somos novas criaturas. Boas árvores. Boas árvores que dão bons frutos. Frutos que falam da sua natureza, frutos que mostram a vida de Cristo em nós.
1 João 3:9  " Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus."

NASCER DE NOVO é:

-Deus em amor me atrai a morrer com Jesus Cristo lá na cruz.
-Eu creio, pelo Espírito, em Cristo Jesus
-Eu recebo Jesus e a sua morte. Eu morro com Ele.
-Cristo vive em mim.




(gancho para as próximas liçoes: 
como posso nascer de novo?
DOMINGO 3-"Jesus morreu no meu lugar"
Falaremos novamente sobre o que é nascer de novo, como isso muda a nossa natureza e consequentemente as nossas vontades. Continuaremos ressaltando que os frutos são uma consequência do novo nascimento, um testemunho, o resultado da natureza da árvore, e não algo que devemos fazer para ir pro céu. Lembre-se: é o amor que gera a obediência livre e verdadeira!)

Versículo para memorizar:
João 1:12 a 13   "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."



DEVER DE CASA:
(clique na imagem para visualizar em tamanho maior. Imprima, recorte e cole um no caderno de cada aluno. Na aula que vem, corrija enquanto eles pintam o dever do dia em aula)
TRABALHINHO DE AULA:
(para pintar)


VISUAL PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA:
(imprima e cole num papel mais resistente, depois plastifique e guarde em pastas, para ir montando a seu próprio material para arquivo)