sábado, 1 de outubro de 2011

UNIDADE 1 - domingo 1: "bons frutos X maus frutos"

Jesus fala sobre boas árvores

Mateus 7: 16-20

7.16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

7.17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.

7.18 Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.

7.19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

7.20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.


Lucas 6: 43-45

6.43 Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto.

6.44 Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas.

6.45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.






Jesus ensina que é pelo fruto que se conhece o tipo de árvore. Se vcoê vê uma árvore carregada de maçãs, sabe que é uma macieira. Se você vê outra que dá bananas, com certeza se trata de uma bananeira.

Pessoas tamém dão frutos. Como?
Numa árvore, o fruto é o que ela produz.
Numa pessoa, o fruto também é o que ela produz.
É o que ela faz!

Duas árvores podem ser muito parecidas, quase iguais. Você pode olhar, olhar... Mas não vai conseguir adivinhar se elas são boas ou más. Você só saberá se provar dos seus frutos, se eles são doces e suculentos, ou azedos e secos. Aí sim, conhecendo o fruto, você conhece a árvore.

As pessoas são como as árvores. Você conhece quem ela é, observando os frutos que ela dá. O que ela faz. O que são os frutos, afinal?
Jesus disse que cada homem tira de dentro de si o que está guardado no coração (Lucas 6:45)
O tesouro do nosso coração é o que está dentro de nós, nossas vontades e pensamentos. E nós botamos os nossos pensamentos e vontades para fora através do que nós falamos e fazemos. Estes são os nossos frutos! Eles mostram quem somos nós.

Que tipo de árvore é você?

Todos nós nascemos como árvores más. Ninguém precisa nos ensinar a desobedecer, a fazer manhã, ou a ter preguiça de ajudar... Isso tudo aprendemos sozinhos. Vem naturalmente de dentro de nós. Porque quando Adão pecou, o pecado passou a ser a nossa natureza. E assim como um bebê nasce com o nariz da mamãe, ou os olhinhos do papai, nasce também com o pecado no coração.
Como será que isso pode mudar?
Só morrendo e nascendo de novo! Foi o que Jesus ensinou! A árvore má precisa morrer, para que nasça uma árvore boa em seu lugar. E esta nova árvore boa é Jesus!

Quais frutos você quer dar?
Quando nós nascemos de novo sentimos vontade de dar bons frutos, por causa da verdadeira vida de Jesus no nosso coração!

(gancho para as próximas liçoes: 
DOMINGO 2-Nascer de novo: Nicodemos visita Jesus
DOMINGO 3-"Jesus morreu no meu lugar")
Falaremos sobre o que é nascer de novo, como isso muda a nossa natureza e consequentemente as nossas vontades. Ressaltaremos que os frutos são uma consequência do novo nascimento, um resultado da natureza da árvore, e não algo que devemos fazer para ir pro céu. É o amor que gera a obediência livre e verdadeira!

Versículo para memorizar

Lucas 6.45 "O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração."
DEVER DE CASA:
(clique na imagem para visualizar em tamanho maior. Imprima, recorte e cole um no caderno de cada aluno. Na aula que vem, corrija enquanto eles pintam o dever do dia em aula)
TRABALHINHO DE SALA:
(para pintar)
VISUAL PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA:
(imprima e cole num papel mais resistente, depois plastifique e guarde em pastas, para ir montando a seu próprio material para arquivo)