domingo, 4 de dezembro de 2011

UNIDADE 1 - Domingo 8: Quero ORAR


Quem nasceu de novo quer: ORAR 
"Eu quero orar!"
Jesus cura um menininho


João 4: 46 a 54
4.46   Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.
4.47   Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte.
4.48   Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.
4.49   Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
4.50   Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.
4.51   Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia.
4.52   Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou.
4.53   Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa.
4.54   Foi este o segundo sinal que fez Jesus, depois de vir da Judéia para a Galiléia.




Por onde Jesus passava, as pessoas corriam para buscar os doentes, os cegos, os surdos... Todos queriam levar os problemas até Jesus, crendo que Ele poderia curá-los. E Ele pode! Jesus curava e ainda cura!
Houve uma certa vez em que um menininho estava muito muito doente. Tão doente que ele não conseguia levantar da cama. Sua mamãe chorava, seu papai chorava, sem saber mais o que fazer. O papai do menino era um oficial do rei. Ele era rico, e provavelmente chamou os melhores médicos pra cuidar do seu filho, mas ninguém conseguiu que ele ficasse melhor. Até que ele ouviu falar que Jesus estava numa cidade próxima. Ah, Jesus!! Jesus poderia sim curar seu filhinho. Correndo ele saiu, deve ter até ter ido a cavalo, para chegar bem rápido. Ele queria conversar com Jesus. Conversar com Jesus é orar! O oficial queria pedir a Jesus para curar seu filho. Ele confiava que Jesus poderia salvar seu filhinho amado. Ele pensava em Jesus com seu coração, confiando nele. E é assim que nós devemos orar também, com a certeza de que Jesus nos ouvirá!
Quando chegou até Jesus, o oficial implorou: Senhor, por favor! Por favor! Venha até a minha casa, curar meu filhinho! Ele está muito doente, ele está morrendo!!
Jesus disse: Sei que se você não vir milagres, não vai crer em mim.
E o oficial continuou implorando: Por favor, Senhor, venha! Meu filho está quase morrendo e não temos muito tempo!
Jesus olhou para o oficial e disse: Pode ir! Seu filho vive!
Puxa vida! Será que o oficial ficou triste porque Jesus não iria a sua casa? Isso era diferente do que ele achou que aconteceria...
Ah, Bíblia diz que o oficial creu! Ele confiou em Jesus de todo seu coração, e partiu bem depressa para casa. No caminho ele viu alguns homens. Ele conhecia aqueles homens, eles trabalhavam na sua casa. E vinham correndo com notícias. Acho que o coração do oficial deve ter disparado, mas ele confiava em Jesus, com certeza seriam noticias boas. Acho que ele pensava o tempo todo no que Jesus disse: "Seu filho vive! Seu filho vive!"
"Seu filho vive!!!!" Diziam os empregados. Assim como Jesus falou, eles anunciavam: SEU FILHO VIVE!
O oficial estava muito feliz! E perguntou assim: Quando foi que ele melhorou?
E os empregados disseram que o menininho melhorou por volta de 1h da tarde, que foi quando a febre sumiu. O oficial reconheceu que esta foi exatamente a hora em qie Jesus disse: "Vai, teu filho vive!"
O ofcial já cria com o coração, e vendo tudo isso ele teve a mais absoluta certeza de que Jesus era o Salvador. Ele, os empregados e toda a sua família creram em Jesus! 
Imagina a alegria desse papai ao chegar em casa e encontrar seu filhinho amado bem, saudável, vivo! Ele orou com fé, confiou que Jesus iria ouví-lo. Ele orou certo de que Jesus podia curar seu filhinho. E Jesus o ouviu. Como é bom orar!
Quando nascemos de novo sentimos vontade de orar. Conversar com Jesus e falar a Ele tudo o que nos acontece, sejam coisas boas ou coisas tristes, Jesus sempre quer nos ouvir. Podemos pedir a Ele que nos ajude em nossos problemas e confiar que Ele pode nos ajudar no que for.
O Oficial precisou viajar para poder falar com Jesus. Mas agora que Jesus morreu por nós e nós morremos com Ele, vivemos de novo com o Seu espírito em nós! Por isso nós nem precisamos viajar. Podemos fechar os olhos e falar com Ele. Ele nos ouve onde quer que estejamos! E um dia Ele vai voltar, e -que maravilha!- poderemos ver o seu rosto e o tocar e o abraçar!!
Orar é um bom fruto! Quem nasceu de novo quer orar!


(gancho para as próximas liçoes: 
DOMINGO 9-Quem nasceu de novo quer: ORAR
Falaremos a cada domingo dessa unidade sobre um bom fruto. Sempre tendo as atitudes de Jesus como exemplo, e mostrando que, com a vida dele em nós, sentimos vontade de agir como Ele. Quem nasceu de novo quer dar bons frutos!)

Versículos para memorizar: 
João 15: 7    "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito."
Tiago 5:13   "Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores."






DEVER DE CASA:
(clique na imagem para visualizar em tamanho maior. Imprima, recorte e cole um no caderno de cada aluno. Na aula que vem, corrija enquanto eles pintam o dever do dia em aula)



TRABALHINHO DE AULA:
(para pintar)

VISUAL PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: 
(imprima e cole num papel mais resistente, depois plastifique e guarde em pastas, para ir montando a seu próprio material para arquivo)