sábado, 17 de dezembro de 2011

UNIDADE 1 - Domingo 10 - Quero CONFIAR

UNIDADE 1 - domingo 10
Quem nasceu de novo quer: CONFIAR 
"Eu quero confiar!"
Jesus cura uma menina que morreu


Marcos 5: 22 a 24 e Marcos 5:35 a 43


5.22   Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés
5.23   e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá.
5.24   Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o.
(...)
5.35   Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?
5.36   Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.
5.37   Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João.
5.38   Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito.
5.39   Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme.
5.40   E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava.
5.41   Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te!
5.42   Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados.
5.43   Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.




Jairo era um homem importante. Ele era um dos chefes da sinagoga. A sinagoga era como se fosse uma igreja pra nós, era o templo dos judeus. E os judeus, os mestres da sinagoga não confiavam em Jesus. A maioria deles não acreditava que Jesus era o Filho de Deus. Mas Jairo era diferente, Jairo acreditava em Jesus.
E ele tinha uma filha, a quem amava demais! Era sua única filhinha, e tinha 12 anos. Ela ficou doente, muito doente, e nehum médico descobriu o que ela tinha. A filha de Jairo estava quase morrendo, muito fraquinha.


Mas Jairo tinha ainda esperança. Esperança em Jesus! No seu coração ele tinha certeza que Jesus poderia curar sua filhinha! Jesus estava saindo do barco, vindo de outra cidade, e na praia muitas pessoas já se juntavam ao redor dele. Jairo passou por entre a multidão e se jogou aos pés de Jesus, chorando e implorando: 
"Senhor, minha filhinha tão amada está morrendo! Venha comigo, ponha suas mãos sobre ela e é certo que assim ela sertá salva!!"


Jesus viu o desespero deste papai, e atendeu ao seu pedido, indo com ele pelo caminho até a casa onde estava a filhinha dele. Juntos deles iam os discípulos e toda aquela grande multidão.
Quando estavam quase chegando, alguns homens vieram lá da casa do Jairo ao encontro deles. Imagino que o rosto deles era de muita tristeza, já que não traziam boas notícias. E o coração do papai Jairo deve ter disparado de desespero, com medo do que eles vieram dizer.


"Sua filhinha morreu. Não atrapalhe mais o Mestre Jesus."


Acho que Jairo olhou desesperado para Jesus. Será que Jesus ia desistir de ir com ele? Será que ele perdeu para sempre sua amada filhinha?? Mas Jesus parecia nem ter ouvido o que os homens disseram. Olhou para Jairo e disse: "Não tenha medo. Confie em mim!"


Jesus porém não deixou que todos entrassem com eles. Pediu que saissem da casa todos os que lá choravam. E que a multidão ficasse do lado de fora. Nem todos os seus discípulos puderam entrar, só Pedro, Tiago e João. E o papai Jairo junto da sua esposa, a mamãe da menina. Ele disse a todos que choravam na casa: "Porque todo este desespero? A criança não está morta, apenas dorme." E todos riram deles. Eles viram a menina, sabiam que ela havia morrido.


Acho que o papai Jairo e a mamãe choravam muito também. Mas eles respiraram fundo e não deixaram o medo ser maior que a fé. Eles confiaram em Jesus. De todo coração.
Jesus pegou na mão da menina, que estava morta e deitada na cama. Ele deve ter a olhado com todo o imenso amor que só no coração dele pode caber, amor maior ainda do que do papai e mamãe juntos!  A mãozinha pequena e fria da menina estava parada na mão grande e firme do nosso Senhor Jesus. 
E Jesus falou ao seu ouvido: "Menina, levante!"


Imediatamente a menina levantou! Como pode?? A menina estava morta mas agora, pela Palavra de Jesus, estava viva!! Glória a Deus! A menina andou pelo quarto, e todos ficaram muito admirados com o que aconteceu!


As vezes tudo pode parecer perdido e sem saída. Mas o amor do Senhor é sempre maior. Mesmo quando parece impossível. O poder de Jesus é maior!


"Não tenha medo, confie em mim!" foi o que disse Jesus.


Jairo confiou. E Jesus não o abandonou. Jairo confiou porque ele sabia quem era Jesus. Ele tinha certeza no seu coração de que Jesus é o nosso Salvador. Ele amava Jesus! Quando amamos Jesus, quando nascemos de novo, nós também confiamos. Confiamos com certeza absoluta! Pois a Vida de Cristo está em nós, e nós temos a certeza de que Ele é maior que tudo! Maior do que qualquer problema, maior do que qualquer impossível.
Quem nasceu de novo confia em Jesus!


(gancho para as próximas liçoes: 
DOMINGO 11-Quem nasceu de novo quer: CONFIAR
Falaremos a cada domingo dessa unidade sobre um bom fruto. Sempre tendo as atitudes de Jesus como exemplo, e mostrando que, com a vida dele em nós, sentimos vontade de agir como Ele. Quem nasceu de novo quer dar bons frutos!)


Versículos para memorizar: 
Isaías 12:2   "Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação."






DEVER DE CASA:
(clique na imagem para visualizar em tamanho maior. Imprima, recorte e cole um no caderno de cada aluno. Na aula que vem, corrija enquanto eles pintam o dever do dia em aula)






TRABALHINHO DE AULA:
(para pintar)

VISUAL PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: