sábado, 17 de dezembro de 2011

UNIDADE 1 - Domingo 9 - Quero ORAR


UNIDADE 1 - domingo 9
Quem nasceu de novo quer: ORAR 
"Eu quero orar!"
Jesus cura um cego no caminho


Marcos 10: 46 a 52
10.46   E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho
10.47   e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
10.48   E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
10.49   Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
10.50   Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.
10.51   Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.
10.52   Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.




Jesus estava andando, saindo de uma cidade chamada Jericó. Junto com Jesus vinham seus discipulos e muita muita gente. Lembra que falamos que as pessoas o seguiam para o ouvir? Nesse dia um homem no caminho também o ouviu. Era Bartimeu, um mendigo cego.
Bartimeu não enxergava, mas podia ouvir. Ele ouviu o barulho da multidão e ouviu os passos. Ele ouviu que naquela multidão estava Jesus! Puxa vida, Bartimeu ficou muito feliz quando ouviu o nome de Jesus! Pois Bartimeu já havia ouvido falar no nome de Jesus antes. E Bartimeu acreditou que Jesus era o nosso Salvador. Por isso ele começou a gritar bem alto: "JESUS, TEM MISERICÓRDIA DE MIM!!!"
Bartimeu gritava porque ele queria que Jesus o ouvisse. Ele gritava pois, como era cego, não conseguia saber onde estava Jesus para ir até Ele. "JESUS, TEM MISERICÓRDIA DE MIM!!!!" Ele continuava gritando. As pessoas não gostaram dessa gritaria. "Cale a boca! Fique quieto!" Os homens mandavam Bartimeu parar de berrar. Mas Bartimeu não deu ouvidos a eles. Bartimeu só pensava "eu quero que Jesus me ouça! Eu preciso que Jesus me ouça!" e gritava mais alto: "JESUS, TEM MISERICÓRDIA DE MIM!!!" Ele não se importava com as broncas, nem com a reprovação. Seus coração só pensava em Jesus!
"JESUS, TEM MISERICÓRDIA DE MIM!!!"
"JESUS, TEM MISERICÓRDIA DE MIM!!!"
Ah, e Jesus ouviu! Ele ouviu a voz de Bartimeu! Jesus parou de andar e disse: "chamem esse homem aqui, quero falar com ele". 
"Anime-se Bartimeu, Jesus o ouviu. E Ele está te chamando!"
Puxa, a alegria de Bartimeu era tão grande que ele se levantou depressa e até deixou cair no chão a sua capa. Bartimeu chegou pertinho de Jesus. O cego Bartimeu estava muito feliz!
"Que você quer que eu faça para você?" Foi o que Jesus perguntou.
Ora, mas será que Jesus não sabia? Jesus podia ver que Bartimeu era cego. Até nós saberíamos que o que aquele cego queria era poder enxergar. E Jesus, que conhece até os nossos corações, não sabia também?? Ah, mas é claro que Jesus sabia... Mas sabe? Jesus gosta que nós falemos com Ele. Mesmo conhecendo todos os cantinhos do nosso coração, Jesus nos pede que falemos pra Ele tudinho o que sentimos. Isso é orar!
E Bartimeu orou: "Senhor, eu quero ver!"
Jesus ouviu Bartimeu. Jesus curou Bartimeu! QUe alegria! Bartimeu não cabia em si de felicidade. Ele podia ver as flores, as cores, o céu azul, os passarinhos... E o melhor de tudo, podia ver o rosto de Jesus! Mas o rosto de Jesus acho que ele já conhecia, conhecia com o coração! A Palavra diz que Bartimeu seguiu Jesus pela estrada por onde Ele foi.
Bartimeu não podia ver, ele era cego. Mas com o seu coração ele já tinha visto Jesus, e sabia que Ele era o Salvador. Bartimeu então não se importou com o que os outros o diziam. Seu coração estava firme na vontade de encontrar Jesus. Mesmo com todos mandando que ele ficasse quieto, Bartimeu continuou gritando e gritando, até que Jesus o ouvisse. Isso foi uma oração! Quando chamamos Jesus de todo nosso coração, estamos orando também.
Quando Jesus o ouviu e o chamou, Bartimeu não se importou com mais nada. Deixou sua capa cair e foi correndo até Jesus. Assim como nós, que nascemos de novo, deixamos pra trás nossa "roupa velha", a velha criatura, nosso velho coração, para receber a nova vida de Cristo. Não olhamos pra trás, o que se passou nem importa mais, só queremos, com toda alegria, seguir o chamado do nosso Senhor!
Quando Jesus viu Bartimeu, o perguntou "o que você quer?". Jesus não perguntou por não saber. Jesus sempre sabe. Mas Ele gosta de nos ouvir. Nós precisamos falar e pedir tudo o que está em nosso coração. Jesus é o nosso melhor amigo e gosta de nos ouvir. Isso é orar! Orar é um bom fruto!
Jesus curou Bartimeu, e Bartimeu foi seguindo Jesus. Que lindo, náo é mesmo?
Nós, quando nascemos de novo também sentimos vontade de orar. E de seguir Jesus por onde Ele for!


(gancho para as próximas liçoes: 
DOMINGO 10-Quem nasceu de novo quer: CONFIAR
Falaremos a cada domingo dessa unidade sobre um bom fruto. Sempre tendo as atitudes de Jesus como exemplo, e mostrando que, com a vida dele em nós, sentimos vontade de agir como Ele. Quem nasceu de novo quer dar bons frutos!)


Versículos para memorizar: 
Marcos 11:24   "Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco."




DEVER DE CASA:
(clique na imagem para visualizar em tamanho maior. Imprima, recorte e cole um no caderno de cada aluno. Na aula que vem, corrija enquanto eles pintam o dever do dia em aula)





TRABALHINHO DE AULA:
(para pintar)

VISUAL PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: 
(imprima e cole num papel mais resistente, depois plastifique e guarde em pastas, para ir montando a seu próprio material para arquivo)