sábado, 12 de novembro de 2011

UNIDADE 1 - Domingo 7: quero AMAR como Jesus


UNIDADE 1 - domingo 7
Quem nasceu de novo quer: AMAR como Jesus
"Eu quero amar como Jesus!"
Multiplicação dos pães e peixes


João 6: 1 a 14
6.1   Depois destas coisas, atravessou Jesus o mar da Galiléia, que é o de Tiberíades.
6.2   Seguia-o numerosa multidão, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos.
6.3   Então, subiu Jesus ao monte e assentou-se ali com os seus discípulos.
6.4   Ora, a Páscoa, festa dos judeus, estava próxima.
6.5   Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer?
6.6   Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer.
6.7   Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço.
6.8   Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus:
6.9   Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?
6.10   Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
6.11   Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam.
6.12   E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.
6.13   Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido.
6.14   Vendo, pois, os homens o sinal que Jesus fizera, disseram: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo.


Muitas pessoas andavam junto de Jesus. Elas queriam ouví-lo falar a Palavra de Deus. Elas traziam os doentes pra Jesus curar. Elas queriam vê-lo e ficar juntinho dele.
Neste dia, havia uma multidão com Jesus, a Bíblia diz que eram 5 mil homens, sem contar as mulheres e crianças. Quanta gente!


Jesus já sabia o que ia acontecer... Ele tinha uma grande surpresa preparada! Ele perguntou ao seu discípulo Filipe: Onde vamos comprar pão para todas estas pessoas?
Filipe se espantou! Não sabia o que fazer. Eles estavam num lugar distante, ali não havia lojas, não tinha padarias e nem casas onde se pudesse fazer pão. Onde eles arranjariam pão para toda aquela gente??


Um menino deve ter ouvido a pergunta de Jesus: "Onde compraremos pães?"
Ele pegou seu cestinho, onde tinha seu lanche: 5 pães e dois peixinhos. Aquela devia ser toda a comida que o menino tinha. Mas ele queria ajudar. Acho que esse menino amava muito a Jesus! Ele foi até os discípulos e ofereceu seu cesto, com 5 pães e 2 peixinhos. "Ora, isso é tão pouco!" pensaram os discípulos "Não dará para todo mundo!"
Mas lembra, que Jesus tinha um plano? Uma surpresa preparada? 


O lugar onde eles estavam tinha muita grama, e Jesus então pediu que todos se sentassem. Jesus pegou os pães, agradeceu ao Pai pela comida, e mandou os discípulos distribuirem entre as pessoas. Também pegou os peixinhos, agradeceu ao Pai, e mandou distribuir.


Ora ora, vejam só! Todos comeram! Todos encheram a barriga!  Comeram pão, comeram peixe. No fim, quando todos já estavam cheinhos e muito bem alimentados, Jesus pediu aos discípulos que recolhessem as sobras. E as sobras eram assim: 12 cestos cheios de pedaços de pão! Como pode??


Aquele menino certamente amava a Jesus. Ele tinha tanto amor, que quis dividir o seu lanchinho tão pequenino. Porque quando amamos Jesus, amamos também as outras pessoas.


Jesus amava o menino. E amava também toda aquela gente. Jesus deu graças ao Pai pelo alimento, e ele foi suficiente para toda aquela multidão. Deus moveu o coração do menino, para que ele transbordasse amor. Porque é assim mesmo, quando amamos Jesus, amamos também as pessoas, com o amor de Jesus que temos em nós!


Deus nos enviou Jesus. E Jesus nos ama tanto! 
Nos ama tanto que morreu na cruz por nós, para nos salvar.
Quando cremos em Jesus Cristo, quando com Ele morremos e nascemos de novo, ficamos cheinhos do amor de Jesus em nós. 
E com o amor de Jesus em nós, conseguimos amar as outras pessoas.


Amar a todos, como Jesus, é um bom fruto!


(gancho para as próximas liçoes: 
DOMINGO 8-Quem nasceu de novo quer: ORAR
Falaremos a cada domingo dessa unidade sobre um bom fruto. Sempre tendo as atitudes de Jesus como exemplo, e mostrando que, com a vida dele em nós, sentimos vontade de agir como Ele. Quem nasceu de novo quer dar bons frutos!)

Versículos para memorizar: 
João 14: 23
"Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada."
João 15:12  
"O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."




DEVER DE CASA:
(clique na imagem para visualizar em tamanho maior. Imprima, recorte e cole um no caderno de cada aluno. Na aula que vem, corrija enquanto eles pintam o dever do dia em aula)



TRABALHINHO DE AULA:
(para pintar)

VISUAL PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA:
(imprima e cole num papel mais resistente, depois plastifique e guarde em pastas, para ir montando a seu próprio material para arquivo)



(Sugestão de aula: fazer de massinha com as crianças pães e peixes para contar 5 pães e 2 peixinhos na hora da atividade)